Cada vez mais o rastreamento de veículos, máquinas e ativos tem se beneficiado com o avanço da tecnologia. Novas soluções em Internet das Coisas mudam a forma como localizamos e monitoramos qualquer item de interesse, uma evolução contínua desde o primeiro rastreamento de veículos, no fim dos anos 60, em Chicago, e o início das operações em grande escala no Brasil, nos anos 90.

Centrais de monitoramento cada vez mais aprimoraram suas ferramentas de gestão em tempo real dos diversos sinais de localização recebidos, com dados organizados e apresentados via dashboards em computadores, tablets e celulares. Inovadoras soluções tecnológicas, com a diversificação de ferramentas de Internet das Coisas, têm permitido novas possibilidades de sensores e dados a serem coletados. A telemetria tem acrescentado inúmeras possibilidades de serviço, muito além da simples localização de veículos com fins de recuperação de bens.

Além da otimização de frotas e trajetos, outros serviços têm sido agregados ao gerenciamento logístico, como condições de funcionamento do veículo, controle à distância de velocidade, monitoramento de combustível, peso e temperatura de carga, sensor de condições físicas, fadiga e conduta do motorista, programação antecipada de manutenções, entre outros. Assim, o rastreamento de veículos e ativos tem se tornado cada vez mais confiável e eficiente, com soluções mais acessíveis e automatizadas, atraindo a atenção de novos usuários e de novos investidores neste mercado.

Para as empresas usuárias, o resultado principal é maior eficiência logística, para frotas de veículos leves e pesados, com diminuição de custos e maior produtividade, acessando informações confiáveis que facilitam a tomada de decisão. Para muitos empreendedores, investir em rastreamento tem se mostrado uma excelente opção de negócio, uma vez que a procura por este tipo de serviço é constante, mesmo em momentos de crise, por um mercado diversificado, sendo necessários investimentos relativamente baixos, com boas perspectivas de retorno em curto prazo.

Entre os mais diversos tipos de sensores e os softwares e sistemas que organizam e interpretam todos os dados coletados, estão as soluções de conectividade providas pela Link Solutions. Diversas tecnologias de conexão estão disponíveis, podendo ser combinadas entre si, como rádio frequência, celular, satélite (GPS) e a rede LoRa, em franca expansão no Brasil. A escolha da melhor opção em chip de comunicação para cada caso deve estar focada nos melhores resultados de cada aplicação, com maior eficiência de conexão, maior alcance e mais estabilidade.