No final do século XX, muitas empresas de produção agrícola e pecuária atuantes no Brasil atingiram um alto grau de desenvolvimento dos seus negócios, com maquinário especializado, pessoal capacitado e aprimoradas técnicas de produção. O país – o celeiro mundial, como já era conhecido – passou também a ocupar uma posição de importante referência no mercado internacional, com exportações na área batendo recordes contínuos, de relevante peso na balança comercial, responsável por cerca de um quarto do PIB brasileiro.

Atualmente, as perspectivas para o setor são ainda melhores. O investimento em inovação é um caminho sem volta, indispensável não apenas para incremento de resultados e aumento de produtividade, mas, também, para atender normas regulatórias e rigorosos padrões estabelecidos pelos mais importantes compradores mundiais. A Internet das Coisas é um requisito fundamental para as práticas de inovação tecnológica no campo, em suas mais variadas aplicações.

No dia a dia do produtor, cada vez mais se faz necessário conectar máquinas e equipamentos, ambientes (como armazéns e silos) e, até mesmo, rebanhos e plantações, com precisas análises de solo e ambiente, de modo a favorecer plantio, colheita e uso de insumos, como os de controle de pragas e correção de solo, além de água e energia, evitando gastos desnecessários. A logística, tradicional ponto frágil nesta cadeia, tem sido amplamente favorecida, principalmente pela capacidade de realizar planejamentos mais precisos, com acompanhamento em tempo real de todas as etapas, desde o preparo de solo, o desenvolvimento de animais, até o momento de entrega da produção.

O uso das ferramentas de IoT no campo conta com as soluções de conexão da Link, ideais para qualquer tipo de aplicação, seja em grandes ou pequenos produtores rurais, em qualquer lugar do Brasil. “A IoT pode ser aplicada em muitos modelos de agronegócio, possibilitando conectar máquinas na rede, que já se comunicam sem interferência humana, dando ao produtor rural maior poder de decisão em tempo real. Essa nova realidade auxilia na redução de custos e a obter maior rentabilidade. A Link oferece tecnologia personalizada e segura para atender a essa demanda”, analisa Hélio Junior, gerente de logística da Link Solutions. Sempre parceira dos mais importantes integradores e desenvolvedores de soluções em IoT para o agrobusiness, a Link trabalha para ter como principal resultado o aumento da produtividade nas propriedades rurais brasileiras.