Segurança, redução de custos, aumento de produtividade, eficiência energética, adoção de práticas sustentáveis, melhor desempenho e maior vida útil de equipamentos, comodidade, valorização de patrimônio,  muitas são as vantagens ao se investir em tecnologia para controle de ambientes, residenciais, corporativos, industriais.

As ações podem ser tomadas à distância por um usuário ou simplesmente dispensarem a intervenção humana, com sistemas de machine learning (inteligência artificial) que tomam suas próprias decisões automaticamente. Para isto, a Internet das Coisas (IoT), com ferramentas compostas principalmente por sensores, rede de conexão e sistema de organização e análise de dados, são essenciais para que o controle de ambientes seja cada vez mais preciso e com mais possibilidades de aplicação.

Medindo, em tempo real,  condições de temperatura, luminosidade e incidência solar, chuva, vento, presença de pessoas ou animais, abertura e fechamento de portas e compartimentos, qualidade do ar, ruídos, consumo, nível de reservatórios, entre outras variáveis, os mais diversos tipos de sensores produzem uma considerável quantidade de dados que, uma vez devidamente tratados e organizados, favorecem a tomada de decisão ideal para cada situação.

As smart homes, por exemplo, permitem ações automáticas de toldos, cortinas, portas, câmeras, equipamentos de áudio e vídeo, temperatura e umidade, correção de solo de jardins com irrigação precisa, monitoramento de árvores, condições de piscinas, iluminação interna e externa e os mais variados tipos de equipamentos e dispositivos conectados, muitas vezes com o auxílio de centrais como Google Home (com Google Assistente), HomePod (com Siri) e Echo Dot (com Alexa). Ações automáticas que são ainda mais importantes quando se consideram características específicas do usuário, como idosos, portadores de necessidades especiais e crianças.

Como elemento central, a forma de conexão utilizada será definida, principalmente, de acordo com o volume de dados a serem transmitidos e a localização do ambiente que se deseja controlar. A segurança de rede é um dos pontos mais importantes nos sistemas de controle de ambientes, de modo a bloquear qualquer tipo de invasão ou vazamento de dados. Neste sentido, as soluções de conexão oferecidas pela LinkTNS priorizam a total segurança de rede, oferendo o máximo de proteção.