A comunicação máquina a máquina (Machine-to-Machine ou M2M) é a troca de informações entre equipamentos remotos, automatizando muitas de suas funções, de modo a diminuir ao máximo possível a intervenção humana, aumentando a produtividade.

Alguns pontos fundamentais compõem os sistemas de M2M, como o equipamento em si (EndPoint, ponto final de dados), o dispositivo que organiza e interpreta os dados gerados (Data Integration Point, ponto de integração de dados) e a forma de comunicação utilizada para a troca de informações (os diversos tipos de rede possíveis, com fio ou sem fio).

É principalmente neste terceiro ponto que a Link é especialista, fornecendo as mais adequadas soluções em redes de comunicação, de forma personalizada para cada aplicação, otimizando resultados, diminuindo custos e facilitando todas as etapas da operação.

Entre as principais áreas beneficiadas com o uso de M2M, estão logística (controle de frota e gestão de transporte), operações financeiras e de meios de pagamento, controle de ambientes, automação de linhas de produção (Indústria 4.0), gestão de distribuição e consumo de água, gás e energia elétrica (com controle de perdas), agrobusiness, saúde e telemedicina, monitoramento e segurança, inteligência de trânsito, transporte público e malha metroferroviária, entre muitas outras.

As soluções de M2M fazem parte da nossa realidade para agilizar processos e facilitar a vida dos seres humanos. As equipes da Link Solutions tornam esta tarefa mais fácil, pois contam com a mais completa cooperação de todas as operadoras de rede e intenso trabalho conjunto com os principais integradores e desenvolvedores de soluções, sempre com foco no dia a dia de cada Cliente, dedicando-se ao minucioso planejamento de ecossistemas conectados, com soluções em M2M e IoT.