Muito se tem falado sobre recursos inteligentes utilizados nos espaços urbanos. Quaisquer que sejam as suas aplicações – como mobilidade, saúde pública, educação, segurança, gestão de descartes, iluminação, abastecimento de água e gás, coleta de esgoto, controle de ambientes, gestão de ativos, transparência de contas e a própria rotina da administração pública – as inovações tecnológicas somente farão uma cidade realmente inteligente quando tiverem como foco principal a melhor qualidade de vida das pessoas que nela vivem ou por ela transitam, associada a um vigor econômico sustentável.

Para tanto, as cidades têm investido em tecnologia, ponto indispensável na gestão urbana atual. Inovação em sua estrutura de comunicação é o primeiro passo para uma cidade que se quer inteligente. As ferramentas de TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação adotadas precisam estar totalmente comprometidas em prever qualquer tipo de gasto desnecessário. Para muito além de minimizar o desperdício de energia e água, por exemplo, assim como reaproveitar lixo e descartes, as chamadas smart cities também fornecem condições para evitar a perda de tempo de seus habitantes, seja na necessidade de locomoção, na utilização dos mais diversos tipos de serviços públicos ou em qualquer outra atividade cotidiana.

As inúmeras possibilidades de uso da Internet das Coisas são fundamentais neste processo. Uma ampla rede de equipamentos públicos interconectados é a base para que se tenham condições de gerir o bem público de maneira mais eficaz, provendo prontamente qualquer tipo de necessidade aos seus habitantes, como resultado do melhor planejamento e do fluxo contínuo de informações, devidamente coletadas e organizadas.

O uso estratégico da infraestrutura urbana, tendo sempre em vista prover as necessidades sociais e econômicas de seus habitantes, deve ser sempre o principal objetivo das cidades inteligentes. Neste sentido, a Link Solutions tem sido a parceira ideal para desenvolvedores e integradores de soluções em IoT dedicadas às cidades, assim como de governos públicos cada vez mais convencidos em investir na qualidade de vida das pessoas.

“Um dos nossos principais objetivos na Link é colaborar com a sociedade para resolvermos da melhor forma os desafios que surgem. No caso das cidades inteligentes (smart cities), temos muito a agregar com soluções de gestão da transmissão de dados, de forma segura e transparente”, conclui Wlamir Molinari, diretor de Operações da Link Solutions.