Sempre que você acessa um website, seu navegador faz download de arquivos de texto e imagens de outro computador, que são chamados de “Servidores”. Na verdade, a internet é uma grande rede de servidores que armazenam as informações das páginas, e enviam para o seu computador quando solicitado. A configuração dos servidores é diferente dos PCs que usamos no dia a dia e tem capacidade de processamento muito elevada, permitindo servir muitos dados e arquivos ao mesmo tempo.

post1_internetnuvem_flow1

De maneira muito simplificada, o caminho percorrido entre o seu computador e o servidor é o que caracteriza a rede conectada (inter-net). Inicialmente a solicitação que você faz para entrar em um site, sai pela rede da sua casa (wifi ou cabo de rede). O pedido segue até a central da sua operadora, onde um servidor analisa o endereço que você quer acessar (um processo bem parecido com os Correios) e redireciona seu pedido para o ‘computador’ certo. O objetivo aqui é encontrar onde está o computador que hospeda o site. Muitos servidores de sites que acessamos ficam no Brasil mesmo, mas existem muitas aplicações (como email e sites de busca) com servidores espalhados pelo mundo (Eua, Europa e Ásia).

Assim que o servidor é encontrado, ele responde sua solicitação, enviando de volta as imagens e textos do site, para que possam aparecer na sua tela. Quanto mais longe fica o servidor, mais tempo demora para ser encontrado e consequentemente a resposta demora mais para retornar. Essa demora entre o pedido e a resposta dos documentos é chamada Latência e é medida em milissegundo (ms), afinal tudo isso acontece de maneira muito rápida.

post1_internetnuvem_flow2

Quando falamos que as coisas estão armazenadas na nuvem, ou que a nuvem processa sua informação, estamos dizendo que um servidor (computador dedicado) está fazendo isso pra você. Ele é chamado de ‘nuvem’ pois não temos acesso a ele fisicamente. Normalmente ficam em prédios ou armazéns cheios de procedimentos de segurança, além de possuírem muitos sistemas de proteção do software, para evitar invasão de hackers e vírus.