Toyota está entrando para o mercado de “Compartilhamento de Carros”. Estão fazendo isso com um toque de inovação, ao inventar um dispositivo Bluetooth chamado de ‘SmartKey Box’ (caixa de chave inteligente), que permite aos usuários desbloquear e ligar um carro usando apenas o seu smartphone.

Como isso vai funcionar: O proprietário de um veículo pode fazer um dinheiro extra, ao emprestar seu carro para outras pessoas. Para isso, pode instalar a Smart Key Box em seu painel, sme nenhuma modificação extra necessária. O aplicativo do cliente que quer usar o veículo recebe um código para acessar a caixa. Quando o smartphone é colocado perto do carro, os códigos são autenticados via Bluetooth, semelhante a chave inteligente que já existe hoje.

Quando o smartphone chega perto do veículo, eles se comunicam via bluetooth, liberando o carro para uso.

 

Toyota planeja colocar essa nova tecnologia para o teste em um piloto limitado em São Francisco em 2017, em parceria com um serviço de ‘car-sharing’ (compartilhamento de carros) chamado Getaround. Em Outubro/16 a Getaround recebeu um investimento de US$ 10 milhões de um fundo controlado pela Toyota. Este é um claro sinal de que a Toyota está interessada em expandir seus negócios para o modelo de compartilhamento de automóvel. Para o projeto piloto, apenas o modeo Prius e carros da marca Lexus poderão participar.

Aparentemente a gigante automobilística está apostando em ‘car-sharing’ por ver uma tendência cada vez menor dos habitantes de centros urbanos ‘quererem ter’ um carro, ao passo que aumenta o desejo por serviços de compartilhamento, como vistos pelo sucesso do Uber no Brasil ao longo de 2016. Este serviço não é novidade fora do nosso país, e outras empresas já estão fazendo seus testes em cidades americanas e européias, como a Mercedes-Benz, General Motors, Ford, BMW e Tesla. Como evolução do modelo de negócios, a Toyota diz que também tem planos para criar um novo produto financeiro que permite às pessoas usar o valor pago pelos usuários do ‘compartilhamento de carros’ para pagar o valor das prestações de financiamento dos seus veículos.

via: http://www.theverge.com/2016/10/31/13460722/toyota-car-share-smart-key-box-getaround